sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Estreias da Semana - 20 de Dezembro

Esta semana há a destacar o filme "Censurado" do mago Brian De Palma cujas críticas têm sido muito positivas. Há também a recuperação do mítico "Imitação da Vida" de 1959 de Douglas Sirk, e claro, o blockbuster "O Tesouro: Livro dos Segredos", de Jon Turteltaub (produtor de Jericho), com Nicholas Cage.


Clicar nas imagens para ver os trailers

“Censurado” (Redacted), de Brian De Palma, com Francois Caillaud, Patrick Carroll, Rob Devaney.
Ficção inspirada em acontecimentos reais, é uma autópsia à Guerra do Iraque e às suas consequências, realizada por Brian De Palma, que conquistou o prémio de melhor realizador em Veneza.
É uma experiência única que nos obriga a reexaminar de forma radical a forma como olhamos e aceitamos os acontecimentos mundiais, filtrados pelo poder das imagens mediatizadas que as televisões transmitem. Imagens que vemos e em que acreditamos e que nos dão uma visão que podem estar a turvar a realidade.
"Censurado" centra-se num pequeno grupo de soldados americanos. Os vários pontos de vista apresentados permitem confrontar a experiência destes jovens sob pressão com a visão dos jornalistas, da comunidade local, iluminando de uma forma diferente os acontecimentos e as consequências desastrosas do conflito.
O filme monta imagens de câmaras digitais portáteis, imagens do YouTube, blogues de soldados, excertos de documentários e reportagens que fizeram com que vários distribuidores censurassem algumas das imagens.




“Imitação da Vida” (Imitation of life), de Douglas Sirk, com Jonh Gavin, Juanita Moore, Lana Turner.
"Imitação da Vida" foi o último melodrama de sucesso de Douglas Sirk. Lana Turner, a grande estrela de Hollywood da altura, interpreta o papel de Lora Meredith, uma actriz bem sucedida. Annie Johnson (Juanita Moore) é a empregada negra que vai viver para casa da actriz. Com o passar dos anos, as duas mulheres acabam por partilhar as vidas e os problemas das respectivas filhas. Susan Kohner (no papel de Sarah Jane, a filha de Annie Johnson) e Juanita Moore foram nomeadas para o Óscar de melhor actriz secundária em 1960. Susan Kohner ganhou o Globo de Ouro desse ano na categoria de melhor actriz.




“Kikirou” (Kikirou et les bêtes sauvages), de Bénédicte Galup, com Robert Liensol (Voz), Pierre-Ndoffé Sarr (Voz), Michel Ocelot.
Kirikou é uma pequena criança africana, um menino negro, nu, activo, astuto e generoso. É o seu avô, que, no trono da sua gruta azul, conta todos os feitos incríveis do pequeno Kirikou. Como o mais valente e intrépido herói de palmo e meio se tornou jardineiro, detective, oleiro, comerciante, viajante, médico e viveu mil aventuras.




“O Tesouro: Livro dos Segredos” (National Treasure: Book of Secrets), de Jon Turteltaub, com Nicolas Cage, Justin Bartha, Jon Voight, Ed Harris, Harvey Keitel.
Na sequência da descoberta de uma página desaparecida do diário de John Wilkes Booth, o assassino de Abraham Lincoln, o tetravô de Ben Gates (Nicolas Cage) é apontado como uma peça-chave na conspiração que conduziu ao assassinato do Presidente americano. Determinado a provar a inocência do seu antepassado, Ben parte numa nova aventura, seguindo pistas que o levam de Paris a Londres e aos Estados Unidos. Um périplo, marcado por surpreendentes revelações, que o conduzirá aos segredos, tesouros e histórias mais bem guardados do mundo...



“Alvin e os Esquilos” (Alvin & the Chipmunks), de Tim Hill, com Jason Lee, Justin Long (Voz), Matthew Gray Gubler (Voz), David Cross, Jesse McCartney (Voz).
Quem viveu a infância nos anos 80 certamente recordará os três irmãos esquilos cantores: Alvin, o líder nato, Simon, sobredotado e o mais atinadinho, e Theodore, tímido mas absolutamente irresistível.
Os três esquilos que vivem dentro de um pinheiro acabam por ir parar depois de uma série de peripécias ao saco de Dave Seville. Dave é um compositor, que descobre que os pequenos esquilos para além de semearem a confusão na sua casa são também óptimos cantores. Compõe então uma canção para Alvin, Simon e Theodore, que se torna imediatamente num êxito musical e os pequenos esquilos na banda sensação. Mas um produtor sem escrúpulos tenta explorá-los e afastá-los de Dave.



“Floripes”, de Miguel Gonçalves Mendes, com Catarina Barros, João Salero, João Sancho, Selma Cifka.
Singular experiência de cruzamento entre o documentário e a ficção, é a história de uma lenda algarvia: Floripes, moura encantada, deambula todas as noites por Olhão, triste, sem destino, cheia de melancolia. Simboliza o medo e o sofrimento da comunidade de pescadores. Diz-se que os pescadores, enfeitiçados pela bela e misteriosa mulher, morreriam ao atravessar o mar. Confronto com os temores das gentes do Algarve e com o medo e respeito que o mar impõe, "Floripes" foi realizado por Miguel Gonçalves Mendes, que assinou "Autografia", o documentário sobre Mário Cesariny...



Para descobrirem as salas de cinema cliquem AQUI.

Nota: Sinopses retiradas do site Cinecartaz.

Sem comentários: