Esta semana há a destacar o filme "Censurado" do mago Brian De Palma cujas críticas têm sido muito positivas. Há também a recuperação do mítico "Imitação da Vida" de 1959 de Douglas Sirk, e claro, o blockbuster "O Tesouro: Livro dos Segredos", de Jon Turteltaub (produtor de Jericho), com Nicholas Cage.
Clicar nas imagens para ver os trailers
Ficção inspirada em acontecimentos reais, é uma autópsia à Guerra do Iraque e às suas consequências, realizada por Brian De Palma, que conquistou o prémio de melhor realizador em Veneza.
É uma experiência única que nos obriga a reexaminar de forma radical a forma como olhamos e aceitamos os acontecimentos mundiais, filtrados pelo poder das imagens mediatizadas que as televisões transmitem. Imagens que vemos e em que acreditamos e que nos dão uma visão que podem estar a turvar a realidade.
"Censurado" centra-se num pequeno grupo de soldados americanos. Os vários pontos de vista apresentados permitem confrontar a experiência destes jovens sob pressão com a visão dos jornalistas, da comunidade local, iluminando de uma forma diferente os acontecimentos e as consequências desastrosas do conflito.
O filme monta imagens de câmaras digitais portáteis, imagens do YouTube, blogues de soldados, excertos de documentários e reportagens que fizeram com que vários distribuidores censurassem algumas das imagens.
"Imitação da Vida" foi o último melodrama de sucesso de Douglas Sirk. Lana Turner, a grande estrela de Hollywood da altura, interpreta o papel de Lora Meredith, uma actriz bem sucedida. Annie Johnson (Juanita Moore) é a empregada negra que vai viver para casa da actriz. Com o passar dos anos, as duas mulheres acabam por partilhar as vidas e os problemas das respectivas filhas. Susan Kohner (no papel de Sarah Jane, a filha de Annie Johnson) e Juanita Moore foram nomeadas para o Óscar de melhor actriz secundária em 1960. Susan Kohner ganhou o Globo de Ouro desse ano na categoria de melhor actriz.
Kirikou é uma pequena criança africana, um menino negro, nu, activo, astuto e generoso. É o seu avô, que, no trono da sua gruta azul, conta todos os feitos incríveis do pequeno Kirikou. Como o mais valente e intrépido herói de palmo e meio se tornou jardineiro, detective, oleiro, comerciante, viajante, médico e viveu mil aventuras.
Quem viveu a infância nos anos 80 certamente recordará os três irmãos esquilos cantores: Alvin, o líder nato, Simon, sobredotado e o mais atinadinho, e Theodore, tímido mas absolutamente irresistível.
Os três esquilos que vivem dentro de um pinheiro acabam por ir parar depois de uma série de peripécias ao saco de Dave Seville. Dave é um compositor, que descobre que os pequenos esquilos para além de semearem a confusão na sua casa são também óptimos cantores. Compõe então uma canção para Alvin, Simon e Theodore, que se torna imediatamente num êxito musical e os pequenos esquilos na banda sensação. Mas um produtor sem escrúpulos tenta explorá-los e afastá-los de Dave.
Singular experiência de cruzamento entre o documentário e a ficção, é a história de uma lenda algarvia: Floripes, moura encantada, deambula todas as noites por Olhão, triste, sem destino, cheia de melancolia. Simboliza o medo e o sofrimento da comunidade de pescadores. Diz-se que os pescadores, enfeitiçados pela bela e misteriosa mulher, morreriam ao atravessar o mar. Confronto com os temores das gentes do Algarve e com o medo e respeito que o mar impõe, "Floripes" foi realizado por Miguel Gonçalves Mendes, que assinou "Autografia", o documentário sobre Mário Cesariny...
Para descobrirem as salas de cinema cliquem AQUI.
Nota: Sinopses retiradas do site Cinecartaz.

Sem comentários:
Enviar um comentário