quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Estreias da Semana - 10 de Janeiro

Semana de estreias de grandes ícones do cinema mundial, Woody Allen estreia o seu novo filme, "Cassandra's Dream" e Manoel de Oliveira o seu "Cristóvão Colombo - O Enigma". Para quem gostar mais do género Terror, temos a estreia do último da saga "Saw".


Clicar nas imagens para ver os trailers

“Cristóvão Colombo - O Enigma”, de Manoel de Oliveira, com Manoel de Oliveira, Ricardo Trêpa, Leonor Baldaque, Luís Miguel Cintra .
Emigrado para os Estados Unidos nos anos 40, Manuel Luciano volta a Portugal para estudar. Regressa aos Estados Unidos, licenciado em Medicina, mas a paixão pela investigação histórica leva-o ao mistério sobre a verdadeira naturalidade de Cristóvão Colombo. Em Portugal, casa com a jovem Sílvia Jorge. Na companhia de Sílvia, Manuel percorre, em Portugal e nos Estados Unidos, os locais ligados aos Descobrimentos portugueses, procurando desvendar o mistério que o inquieta desde a juventude.
A demanda leva-os até à ilha de Porto Santo, onde Colombo viveu e onde acreditam ter encontrado pistas que os aproximam da verdade.
"Cristóvão Colombo - o Enigma" é inspirado no livro "Cristovão Colon era Português", de Manuel Luciano da Silva e Sílvia Jorge da Silva. Manoel de Oliveira não quis transformá-lo num filme histórico ou com um carácter biográfico ou científico, mas sim evocar de forma romanesca o grandioso empreendimento dos Descobrimentos, mostrando que Colombo era afinal português, nascido na vila alentejana de Cuba, e por isso esse foi o nome que deu à maior ilha que descobriu no mar das Antilhas.




“O Renascer do Campeão” (Ressurecting the Champ), de Rod Lurie, com Samuel L. Jackson, Josh Hartnett, Teri Hatcher.
"O Campeão" (Samuel L. Jackson) pode não ter sido o maior pugilista de todos os tempos, pode até não ser lembrado para sempre, mas teve a oportunidade de ser o melhor. Depois de anos a sucumbir aos golpes dos adversários, passou de jovem promessa a falhado, sem nunca ter conseguido conquistar o cinto de campeão. Agora vive nas ruas de Denver, empurrando um carrinho de supermercado onde cabem todas as suas posses. Erik Kernan também sabe o que é ser sensação e o que é viver à sombra. Repórter desportivo, nunca conseguiu ultrapassar o seu famoso pai, desde que decidiu ser jornalista. A mulher também está disposta a abandoná-lo e Erik teme tornar-se um pai ausente para o filho. Também ele precisa que algo aconteça na sua vida.
Uma noite, ao deixar o jornal, Erik vê um bando de rufias a espancar um sem-abrigo, mas o velho gigante ainda consegue ripostar. Erik ajuda-o a libertar-se e é aí que percebe que acabou de salvar o lendário "Battling Bob Satterfield". Tropeçou na maior história da sua carreira, uma história que também poderá revolucionar a sua própria vida.



“Madonas” (Madonnen), de Maria Speth, com Olivier Gourmet, Sandra Hüller, Susanne Lothar.
Maria Speth toma como ponto de partida em "Madonas" o olhar da sociedade sobre as mães, criticadas quando não desempenham o seu papel da forma como os outros esperam, sofrendo por isso pesadas sanções morais. Rita, negligenciada na infância, tem seis filhos. A sua mãe, Isabella, fica com quatro das crianças, durante uma pena de prisão que Rita tem de cumprir, mas não tem muito tempo para eles, por causa do restaurante que gere. Fanny, a mais velha, tem de guardar os irmãos. Quando Rita sai da prisão recupera os filhos e acaba por se apaixonar por um soldado americano. Com ele, quase consegue reunir uma família normal e conquistar alguma estabilidade. Mas a sua vida voltará a desequilibrar-se. "Madonas", apresentado no Festival de Berlim, é a primeira longa-metragem de Maria Speth.





“O Sonho de Cassandra” (Cassandra’s Dream), de Woody Allen, com Colin Farrell, Ewan McGregor, Sally Hawkins, Hayley Atwell.
Woody Allen continua de costas voltadas para a América. "O Sonho de Cassandra", que antecede a sua incursão por terras espanholas, volta a ter o Reino Unido como palco e tem Ewan McGregor e Colin Farrell como protagonistas. Ian e Terry são irmãos. Apesar dos problemas económicos que enfrentam, compram um veleiro em segunda mão chamado "O Sonho de Cassandra", com o objectivo de o recuperarem e poderem navegar durante os fins-de-semana. Ian apaixona-se por Ângela, uma jovem actriz que procura o êxito no mundo da representação. Já a maior paixão de Terry é o jogo e as dívidas que vai acumulando vão deixá-los numa situação delicada. Quando o tio Howard regressa dos Estados Unidos, traz com ele o que parece ser um alívio económico para Ian e Terry. Mas tudo tem um preço e os dois irmãos serão postos à prova.



“Saw 4 - A Revelação” (Saw IV), de Darren Lynn, com Tobin Bell, Costas Mandylor.
Jigsaw e a sua aprendiz Amanda já estão mortos, mas a polícia continua a juntar peças dos crimes e jogos macabros anteriores, que ceifaram a vida a várias pessoas. Inesperadamente, o detective Riggs, o único elemento da polícia que ainda não tinha sentido na pele a maldade de Jigsaw, é raptado. Desta vez é Riggs que terá de enfrentar um jogo perverso. O detective tem apenas 90 minutos para sobreviver a uma série de armadilhas diabólicas ou então encarar as consequências mortíferas. Enquanto Riggs tenta manter-se vivo, a polícia descobre pistas que conduzem à ex-mulher de Jigsaw, e o plano sinistro do monstro para as suas vítimas - passadas, presentes e futuras - é finalmente revelado.


Para descobrirem as salas de cinema cliquem AQUI.

Nota: Sinopses retiradas do site Cinecartaz.

Sem comentários: